A Rede Puxirão conseguiu dar mais um passo rumo às negociações entre os Povos Tradicionais do Paraná e o Governo do Estado. O Objetivo é a criação de uma Lei Estadual que reconheça e proteja, garanta os direitos e proteja os Povos Tradicionais do extermínio a que estão expostos.
No começo do mês, representantes dos oito segmentos de Povos Tradicionais que compõem a Rede Puxirão de Povos Tradicionais do Paraná ( Faxinalenses, Ilhéus, Indígenas, Cipozeiras e Cipozeiros, Pescadores e Pescadoras Artesanais e Ribeirinhos, Quilombolas, Comunidades de Religiões de Matriz Africana e Benzedeiras e Benzedores).
A Rede foi recebida pelo Representante do Governador Pessuti e após o encontro mais uma reunião foi realizada com o novo Secretário de assuntos Estratégicos do Governo do Estado, onde foram discutidas a minuta e o anexo da proposta do Povos Tradicionais e ficou encaminhado que a Rede fará as alterações solicitadas e a entrega do documento será diretamente ao governador que vai encaminhar a Lei pra Assembléia, bem como assinar um Decreto que reconheça os Povos Tradicionais do Paraná.
Essa Lei busca a garantia que um dia nossas crianças, como essas que marcharam conosco pelo centro de Curitiba, ainda estarão nas terras que seus avós nascera, que nossos cantos serão cantados, que nossas rezas serão rezadas, que nossas comidas sejam alimento ainda e que nossa história que se fez e se faz na luta, seja contada aos nosso netos e bisnetos.
Ogan Rômulo de Osaguian
Coordenador Administrativo do FPRMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário