Representantes de vários faxinais, organizações não-governamentais, Instituto Ambiental do Paraná - IAP, Força verde, prefeituras e Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Direitos Constitucionais – CAOP, estiveram reunidos ontem (12/04) em Prudentópolis para discutirem a criação de um conselho gestor no município.
Os conselhos têm a função de criar os Planos de Uso Sustentável nos faxinais, bem como administrar o recurso do ICMS ecológico oriundo desse tipo de Unidade de Conservação, a ARESUR.
Em fevereiro deste ano, o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto assinou a portaria nº. 28 que estabelece a criação de Conselho Gestor nas áreas com ARESUR, que deve ser constituído por representantes dos órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e da comunidade faxinalenses, esta devendo compor com pelo menos 50% dos membros. A portaria ainda estabelece o prazo de 180 dias após a inclusão dos faxinais no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação, para que sejam criados os conselhos.
Nesse seminário ficou encaminhado as comunidade que façam uma eleição para a escolha de seus representantes, titulares e suplentes, até o prazo limite de 11 de maio para a constituição do Conselho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário