No ultimo dia 12, Benzedeiras do Movimento Aprendizes da Sabedoria, realizaram na cidade de Rebouças, encontro de troca de experiências, conhecimentos e saberes sobre as formas de extração e uso sustentavel das ervas e plantas medicinais da região. Na ocasião também foram entregues pelo MASA Carteiras de Reconhecimento a Benzedeiras e Benzedores das Comunidades de Saltinho, Barro Branco e Marmeleiro de Baixo, conforme o que rege a Lei Municipal 1.401/2010.
O Encontro foi marcado pelo apoio do Grupo da Terceira Idade do município, bem como a parceria da Secretaria Municipal de Cultura. No Encontro O MASA informou que realizará no dia 24 de junho Novena no Olho de Água do Monge João Maria, qual fica próximo da cidade de Rebouças, com intuito de resgatar as praticas culturais da região. O Olho de Água, também será restaurado, e reflorestado pelo MASA.
Como encaminhamento do evento o MASA com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará em agosto de 2011 o II Encontro Municipal de Benzedeiras do município de Rebouças, em preparação ao II Encontro das Benzedeiras do Centro-Sul, programado para acontecer nos dias 15 e 16 de outubro de 2011 na cidade de Irati.
Boa tarde! Sou pesquisador do tema, e em 2009 identificamos as benzedeiras de Curitiba como patrimônio cultural da cidade com o registro em forma de 2 livros digitais, que apresentam um mapeamento das benzedeiras em atividade na cidade e também a história de vida de 5 delas.
ResponderExcluirDou o meu parabéns ao MASA e as suas atuações em prol dos conhecimentos populares, tão importantes para os dias atuais. Gostaria de enviar os livros digitais. Por favor, entrem em contato pelo email victoraugustus@yahoo.com.br
O material também está no site www.maquinadeescrever.net.br
Abraço
Victor Augustus
Ola´eu pesquiso sobre as benzedeiras! gostaria de pedir as história da Rede Puxirão desde o início? lindolfokosmaski@hotmail.com
ResponderExcluir