No último dia dois Benzedores, Benzedeiras, Costureiras de Rendidura e Curadores moradores das Comunidades da Barra Bonita e São Lourenço identificados pelo Mapeamento Social dos Detentores de Ofícios Tradicionais de Cura de São João do Triunfo reuniram-se na Comunidade de Barra Bonita para trocar conhecimentos sobre plantas medicinais, benzimentos, simpatias, orações, esfregações, banhos, puxados, costuras de rendidura e discutirem a importância do mapeamento social. Também debateram sobre as ameaças e conflitos que enfrentam para preservar seus ofícios tradicionais.
O Mapeamento Social dos Detentores de Ofícios Tradicionais de Cura de São João do Triunfo vem sendo realizado pelos próprios Benzedores articulados ao Movimento Aprendizes da Sabedoria e acompanhados pelos Pesquisadores da Projeto Nova Cartografia Social. As visitas a campo têm objetivo de identificar os Detentores de Ofícios Tradicionais e coletar dados sobre a diversidade de conhecimentos destes sujeitos e os conflitos e ameaças que eles enfrentam. Até o momento das 32 comunidades rurais existentes no município a equipe de pesquisa mapeou 13 comunidades, identificando aproximadamente 60 Benzedores. Neste período foram realizados quatro Encontros Comunitários de Benzedores. Estima-se que até o mês de setembro o Mapeamento seja finalizado. As Benzedeiras estão ansiosas pelo produto final do Mapeamento, que mostrará quantos Benzedores existem no município, onde estão localizados, quais as práticas, conflitos e ameaças. A pesquisa servirá como ferramenta na luta por políticas publicas voltadas as demandas deste segmento marcado pela invisibilidade social.
Parebenizamos emocionados, por tudo que vimos aqui!Sobretudo a presença dos nossos Avós e este lindo intercâmbio do Saber Ancestral.
ResponderExcluirEstamos juntos e convidamos Todos à conhecerem também a Yvy Kuraxo (Coração da terra)http://yvykuraxo.ning.com/
Aguyjevete!
Liana Utinguassu
Tata'endy