A partir desta semana a Comunidade Remanescente Quilombola Invernada Paiol de Telha começa a receber turistas ao Núcleo Assentamento. O núcleo está localizado no Distrito de Entre Rios, na Colônia Socorro, há aproximadamente 30 km do centro de Guarapuava.
Além de percorrer trilhas ecológicas, os visitantes terão a oportunidade de apreciar as belezas da paisagem natural, conhecer cachoeiras, vivenciar um pouco da realidade dos remanescentes Quilombolas e ainda saborear comidas típicas preparadas pelas cozinheiras da comunidade.
A ideia de introduzir o turismo rural na comunidade partiu do projeto de Extensão Tecnológica Empresarial, coordenado pelo professor Oséias Oliveira, da UNICENTRO de Irati. O projeto faz parte do Programa Universidade Sem Fronteiras da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).
Para Divonzir Manoel dos Santos, remanescente quilombola e morador do Núcleo Assentamento, o turismo rural traz diversos benefícios aos integrantes do Paiol de Telha. “Esse projeto dá visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Associação Quilombola Invernada Paiol de Telha, mostrando nossas características de comunidade tradicional e a maneira como estamos organizados.” Ele ressalta que o dinheiro arrecado com a atividade será colocado no caixa da associação e seu destino será decidido durante assembleias realizadas periodicamente.
Os interessados em visitar a comunidade devem entrar em contato pelo telefone (42) 9933-5671.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário