HISTÓRICO DA REDE PUXIRÃO

A emergência de identidades coletivas no Brasil nas últimas décadas tem revelado a existência de diversos grupos étnicos, organizados em movimentos sociais, que buscam garantir e reivindicar direitos, que sempre lhes foram negados pelo Estado. Desta forma, compreendem-se sem exaustão os motivos para o qual um país tão diverso em sua composição étnica, racial e cultural, a persistência de conflitos oriundos de distintas visões de mundo e modos de vida, que desencadeiam desde o período colonial, lutas pela afirmação das identidades coletivas, territorialidades especificas e reconhecimento dos direitos étnicos.



Na região Sul, especialmente no Paraná e Santa Catarina, a invisibilidade social é uma das principais características dos povos e comunidades tradicionais. Até pouco tempo atrás, a inexistência de estatísticas e censos oficiais fez com que estes grupos elaborassem seus levantamentos preliminares numa tentativa de afirmarem sua existência coletiva em meio a tensões, disputas e pressões que ameaçam seus diretos étnicos e coletivos garantidos pela Constituição Federal de 1988 e, diversos outros dispositivos jurídicos infraconstitucionais[1].



Destas demandas surge, na região Sul, a Rede Puxirão dos Povos e Comunidades Tradicionais, fruto do 1º Encontro Regional dos Povos e Comunidades Tradicionais, ocorrido no final do mês de Maio de 2008, em Guarapuava, interior do Paraná. Neste espaço de articulação, distintos grupos étnicos, a saber: xetá, guaranis, kaingangs, faxinalenses, quilombolas,benzedores e benzedeiras, pescadores artesanais, caiçaras, cipozeiras, religiosos de matriz africana e ilhéus; tais segmentos se articulam na esfera regional fornecendo condições políticas capazes de mudar as posições socialmente construídas neste campo de poder. Ademais, a conjuntura política nacional corrobora com essas mobilizações étnicas, abrindo possibilidades de vazão para as lutas sociais contingenciadas há pelo menos 3 séculos, somente no Sul do País.



quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Reunião Mensal do Grupo Inter-religioso Pela Paz


Fórum Paranaense das Religiões de Matriz Africana

CONVITE


Assunto: Reunião mensal Do Grupo Inter-religioso Pela Paz 
Prezados (as) Senhores (as),
  
         O Fórum Paranaense das Religiões de Matriz Africana, respeitosamente, convida os senhores e senhoras para a reunião mensal do Grupo Inter-religioso Pela Paz, A reunião será realizada na próxima sexta-feira, dia 08 de outubro de 2010, às 19h00, no Ilê Asé Airá Kinibá, na Rua Francisco Kânia, nº 582, Colombo, tel.: (41) 3605 1749 ou 3562 9363.


Curitiba, 04 de outubro de 2010.

  
Com os melhores cumprimentos,

Coordenação Colegiada
Fórum Paranaense de Religiões de Matriz Africana - FPRMA

Grupo Inter-religioso Pela Paz - Grupo Pró CONPAZ - Conselho Parlamentar pela Paz. 

Uma pequena contextualização sobre o evento.


Este grupo conta  com a participação de representantes de diferentes segmentos religiosos e se reúne desde o dia 18 de junho de 2010, quando na Assembléia Legislativa do estado do Paraná, a chamado do Deputado Estadual Péricles foi proposta a discussão da criação de um Conselho Parlamentar Pela Paz Conselho pela Paz, com o objetivo de formular diretrizes; sugerir atividades; ações governamentais e assessorar o Poder Legislativo em questões relativas às manifestações da comunidade pela cultura da paz, para fortalecer a democracia; o respeito à vida, às diferenças e aos direitos humanos; de redescobrir a solidariedade entre os povos; preservar o planeta e combater a violência.    Entre as propostas também está a de instituir a Semana da Cultura da Paz, sempre no mês de setembro de cada ano, e de criar um prêmio em homenagem a pessoas que promovam ações pela paz.
O Grupo, formado por representantes de várias denominações religiosas(Católicos, Evangélicos, Budistas, Judeus, Islamistas, Mulçumanos, FPRMA ) a cada mês se reúne no templo de umas das denominações religiosas representadas para que possam conhecer melhor os hábitos e crenças dos outros,
Neste mês de OUTUBRO, coube às Religiões de Matriz Africana, receber o Grupo e na oportunidade mostraremos um pouco do nosso olhar e forma de culto que praticamos.
Dentre a programação consta:
Boas Vindas 
Fala do FPRMA
Candomblé
Umbanda
Culto Ecumênico  - Xirê de Candmblé/ Umbanda(exu, Cabloco, preto-velho, Boiadeiro e Ibejada)
Banquete Afro Brasileiro.

Esperamos que todos possa estar presentes e prontos a participar das rodas de candomblé e umbanda que faremos pros nossos convidados.

Vir de branco e de preferencia vestidos a caráter.

Quem é de Axé, Diz que È!

Ogan Rômulo de Osaguian
Coordenação Administrativa 
Fórum Paranaense das Religiões de Matriz Africana

Nenhum comentário:

Postar um comentário