HISTÓRICO DA REDE PUXIRÃO

A emergência de identidades coletivas no Brasil nas últimas décadas tem revelado a existência de diversos grupos étnicos, organizados em movimentos sociais, que buscam garantir e reivindicar direitos, que sempre lhes foram negados pelo Estado. Desta forma, compreendem-se sem exaustão os motivos para o qual um país tão diverso em sua composição étnica, racial e cultural, a persistência de conflitos oriundos de distintas visões de mundo e modos de vida, que desencadeiam desde o período colonial, lutas pela afirmação das identidades coletivas, territorialidades especificas e reconhecimento dos direitos étnicos.



Na região Sul, especialmente no Paraná e Santa Catarina, a invisibilidade social é uma das principais características dos povos e comunidades tradicionais. Até pouco tempo atrás, a inexistência de estatísticas e censos oficiais fez com que estes grupos elaborassem seus levantamentos preliminares numa tentativa de afirmarem sua existência coletiva em meio a tensões, disputas e pressões que ameaçam seus diretos étnicos e coletivos garantidos pela Constituição Federal de 1988 e, diversos outros dispositivos jurídicos infraconstitucionais[1].



Destas demandas surge, na região Sul, a Rede Puxirão dos Povos e Comunidades Tradicionais, fruto do 1º Encontro Regional dos Povos e Comunidades Tradicionais, ocorrido no final do mês de Maio de 2008, em Guarapuava, interior do Paraná. Neste espaço de articulação, distintos grupos étnicos, a saber: xetá, guaranis, kaingangs, faxinalenses, quilombolas,benzedores e benzedeiras, pescadores artesanais, caiçaras, cipozeiras, religiosos de matriz africana e ilhéus; tais segmentos se articulam na esfera regional fornecendo condições políticas capazes de mudar as posições socialmente construídas neste campo de poder. Ademais, a conjuntura política nacional corrobora com essas mobilizações étnicas, abrindo possibilidades de vazão para as lutas sociais contingenciadas há pelo menos 3 séculos, somente no Sul do País.



quarta-feira, 6 de abril de 2011

Secretaria de Estado Divulga Nota Sobre Audiência com REDE PUXIRÃO: Quinteiro recebe representantes da Rede Puxirão dos Povos Tradicionais do Paraná

O secretário Especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro reuniu-se nesta quinta-feira (31) com os representantes da Rede Puxirão dos Povos Tradicionais do Paraná para apresentação de relatório de estudo e trabalhos de divulgação da existência destes povos e comunidades no Paraná.

O material foi produzido em co-participação com a Rede Puxirão e o Projeto Nova Cartografia Social dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil, e também foi apresentado como base no processo de construção de uma política estadual de desenvolvimento sustentável.
Quinteiro salientou que o Governo está aberto às reivindicações de cada segmento.Ele solicitou cópia de decretos de outros Estados e uma minuta para iniciar as discussões da regulamentação.“Vamos buscar informações em outros Estados para que o Paraná também possa contemplar esse segmento”, falou o secretário.
“Com essas reuniões vamos conhecendo a atuação de cada segmento, criando assim condições de promover os meios necessários para sua efetiva participação na comunidade”, disse o secretário. Ele explicou também que a Serc tem algumas limitações de ordem financeira, mas conta com a colaboração de parceiros para elaboração e desenvolvimento de projetos.


A Rede Puxirão é um espaço coletivo de articulação, mobilização e troca de experiências. É formada por grupos culturalmente diferenciados e com formas próprias de organização social. Eles ocupam, usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas geradas e transmitidas pela tradição. Fazem parte da rede os indígenas, pescadores artesanais, quilombolas, cipozeiros, faxinalenses, ilhéus do rio Paraná e praticantes de religiões.

Está nota foi tirada do link abaixo: 
http://www.serc.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=45&tit=Quinteiro-recebe-representantes-da-Rede-Puxirao-dos-Povos-Tradicionais-do-Parana
 
Nos mesmo período a rede também este apresentando suas pautas e dialogando com a SEED-Secretaria de Estado da Educação, SETI -Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e também a vários deputados na Assembléia Legislativa do Paraná. Veja algumas fotos, registrada no Arquivo Rede Puxirão. Fotos: José Carlos Vandresen




2 comentários:

  1. Companheir@s!
    Será que desta rocha sai leite!
    Força e persistência, pois nada é permanente...
    No movimento da vida aos poucos tudo muda!
    Abjçs!
    Sergio Bucco

    ResponderExcluir
  2. Olá Sérgio!

    Pela persistência e teimosia acreditamos que o essa política de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná seja assumida e instituida pelo Estado, seja quem for seus operadores!
    Estamos juntos, valeu pela força!

    José Vandresen

    ResponderExcluir