HISTÓRICO DA REDE PUXIRÃO

A emergência de identidades coletivas no Brasil nas últimas décadas tem revelado a existência de diversos grupos étnicos, organizados em movimentos sociais, que buscam garantir e reivindicar direitos, que sempre lhes foram negados pelo Estado. Desta forma, compreendem-se sem exaustão os motivos para o qual um país tão diverso em sua composição étnica, racial e cultural, a persistência de conflitos oriundos de distintas visões de mundo e modos de vida, que desencadeiam desde o período colonial, lutas pela afirmação das identidades coletivas, territorialidades especificas e reconhecimento dos direitos étnicos.



Na região Sul, especialmente no Paraná e Santa Catarina, a invisibilidade social é uma das principais características dos povos e comunidades tradicionais. Até pouco tempo atrás, a inexistência de estatísticas e censos oficiais fez com que estes grupos elaborassem seus levantamentos preliminares numa tentativa de afirmarem sua existência coletiva em meio a tensões, disputas e pressões que ameaçam seus diretos étnicos e coletivos garantidos pela Constituição Federal de 1988 e, diversos outros dispositivos jurídicos infraconstitucionais[1].



Destas demandas surge, na região Sul, a Rede Puxirão dos Povos e Comunidades Tradicionais, fruto do 1º Encontro Regional dos Povos e Comunidades Tradicionais, ocorrido no final do mês de Maio de 2008, em Guarapuava, interior do Paraná. Neste espaço de articulação, distintos grupos étnicos, a saber: xetá, guaranis, kaingangs, faxinalenses, quilombolas,benzedores e benzedeiras, pescadores artesanais, caiçaras, cipozeiras, religiosos de matriz africana e ilhéus; tais segmentos se articulam na esfera regional fornecendo condições políticas capazes de mudar as posições socialmente construídas neste campo de poder. Ademais, a conjuntura política nacional corrobora com essas mobilizações étnicas, abrindo possibilidades de vazão para as lutas sociais contingenciadas há pelo menos 3 séculos, somente no Sul do País.



segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Protestos contra a reestruturação da Funai agitaram a última semana


No início da tarde desta quarta-feira, dia 27, lideranças indígenas da região sul (representantes dos povos Kaingang e Guarani) e do estado de Rondônia (representantes dos povos Karitiana, Karipuna, Kassupá, Kaxarari e Salamãí) fizeram nova manifestação, em frente à sede do órgão em Brasília, contra o decreto que reestrutura a Funai. O grupo de cerca de cinquenta indígenas, que está acampado no gramado nas proximidades do Ministério da Justiça e que é remanescente dos indígenas que há mais de duas semanas vieram para a capital protestar contra a publicação do decreto, mantém a exigência de uma reunião com o Presidente Lula, a revogação total do decreto nº 7.056 e a exoneração do presidente da Funai, Márcio Meira.

Liderados pelo coordenador da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), Romancil Cretã, os indígenas mais uma vez criticaram a presidência da Funai e o governo brasileiro por emitirem o decreto sem consultar os povos indígenas, como reza a convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) da qual o Brasil é signatário, prática que consideram antidemocrática. Eles também afirmaram que a Funai suspendeu a alimentação que estava fornecendo a eles até semana passada, quando o grupo ainda ocupava a sede do órgão.

Após ato público em frente à Funai, as lideranças indígenas fizeram uma marcha pelas ruas de Brasília até o acampamento do grupo na Esplanada do Ministérios.

Protestos no MJ
Na terça-feira, dia 26, o mesmo grupo aproveitou uma reunião do presidente Lula no Ministério da Justiça para cobrar uma audiência com o Presidente da República. Os indígenas chegaram a fechar o trânsito na rua em frente ao ministério, mas não conseguiram ser recebidos por Lula, que saiu por uma entrada lateral para evitar os manifestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário